quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

NASA viaja ao planeta Marte em 2018





NASA viaja ao planeta Marte em 2018

O tempo de viagem, que hoje é de cerca de 10 meses, poderá ser encurtado em pelo menos dois meses.

Rio de Janeiro - A primeira viagem do homem à Marte está prevista para 2018. O tempo de travessia entre os dois planetas, que hoje é de cerca de 10 meses, poderá ser encurtado em pelo menos dois meses até lá. A previsão é do físico e astronauta da Nasa, a agência espacial norte-americana, Franklin Ramón Chang-Díaz, que está no Brasil a convite da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Abel, colégio católico pertencente à Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs.

Chang-Díaz participa do projeto de desenvolvimento de um motor de propulsão que tem por objetivo reduzir o tempo de viagem até Marte. Com seis missões espaciais no currículo, inclusive o vôo de acoplamento com a estação russa Mir, realizado em 1998, o astronauta, da Costa-Rica, é chefe do Laboratório de Propulsão da Nasa e coordenador do projeto de viagem à Marte.

"Pretendemos ir em 2018, mas tudo ainda está em estudo", lembra Chang-Diaz. Atualmente, ele está concentrado nas pesquisas sobre energias alternativas para viagens espaciais como o motor de propulsão, com tecnologia de magneto plasma, que é utilizada para a processar lixo.

Em palestra para estudantes realizada no Instituto Abel, em Niterói, no Grande Rio, o astronauta disse que o caminho para jovens cientistas brasileiros ingressarem na agência espacial norte-americana é procurar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, a 90 quilômetros de São Paulo, que, segundo ele, faz um trabalho "muito bom" no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário